SOBRE O MUNICÍPIO

Gentílico: BARRACONENSE
Histórico
Barracão - Rio Grande do Sul

 

                      Os tropeiros que vinham da Província de São Paulo, passavam pelo nosso município com o objetivo de fugir do pagamento de impostos no Registro de Santa Vitória. Atravessaram o Rio Uruguai, logo abaixo das confluências do Rio Pelotas e Canoas, por um passo que era conhecido por eles como Passo do Pontão.
                      Quando o presidente da Província tomou conhecimento que os tropeiros utilizavam esse passo de forma clandestina, em 1848, encarregou o capitão Joaquim Antônio de Moraes Dutra para construir uma obra (um barracão) que serviria de quartel e casa de coletaria.
                      Inicia-se, então, a colonização de nosso município e este recebe o nome de Barracão.
                      A coletoria do Pontão localizada em Barracão no período de 1849 a 1856 foi o Registro que mais imposto arrecadou para a Província.
                      O município de Barracão foi criado oficialmente em 30 de maio de 1964 e instalou em 07 de fevereiro de 1965.
                      Sua superfície é de 516,288 km², está distante 370 km da capital do estado e sua economia baseia-se principalmente na agropecuária. A cidade é moderna, planejada e localiza-se na porção Norte-Nordeste do Estado do RS, na região fisiográfica dos Campos de Cima da serra. Sua população é de aproximadamente 5,592 habitantes, a etnia predominante é a Portuguesa e em menor número a Italiana e a Alemã.

Comissão Emancipadora, 27 de março de 1964:

 

 

CONTATO

ATENDIMENTO