AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Entre os dias 19 e 23 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada para Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Além de reciclar os profissionais que já atuam no município, a iniciativa faz parte do processo inicial do quadro de formação, necessário para a atuação dos novos profissionais, com o objetivo de fortalecer a atenção primária em saúde, sendo obrigatório concluir um curso introdutório, com aproveitamento, para se tornar um agente.
O curso aconteceu na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde, com 40 horas, ministrados pela equipe técnica das secretaria municipal de saúde, onde foram abordados temas relacionados a políticas públicas de saúde, controle social, territorialização, bem como ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, visando a melhoria da qualidade de vida da população.
O papel social do ACS é de grande relevância no contexto de mudanças das práticas de saúde junto a população, como elo de ligação entre a comunidade e o serviço de saúde.
Com estas atividades também foi possível atualizar os ACS dentro da Nova Política Nacional da Atenção Básica e possibilitar o conhecimento dos protocolos administrativos do SUS, como funcionam os serviços de referência para além da Atenção Básica, como a Média e a Alta Complexidades para o qual a comunidade Barraconense está referenciada.