Processo Seletivo Simplificado - Censo 2021

O IBGE lançou o processo seletivo simplificado (PSS) para a contratação de servidores temporários para atuarem no Censo Demográfico de 2021.

O Censo Demográfico é a maior operação de levantamento de dados a nível municipal que o IBGE realiza e ocorre a cada dez anos. As informações obtidas subsidiam uma série de políticas públicas tanto a nível federal, estadual e municipal. Decisões importantes como o número de escolas, postos de saúde, ampliação de estradas, entre tantos outros, como a aplicação de recursos públicos e privados passam pela análise dos resultados do censo demográfico. Para o sucesso dessa operação o IBGE conta com a adesão de toda a população, seja apoiando a divulgação, respondendo à pesquisa ou trabalhando.

No município de BARRACÃO são 6 vagas disponíveis para o cargo de Recenseador e 1 vaga disponíveis para o cargo de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS).

• As inscrições para Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) vão até 15 de março. Para Recenseador, as inscrições vão até o dia 19 de março.
• Para a função de recenseador, o candidato deve ter nível fundamental completo, e para ACM e ACS, ensino médio concluído. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova.
• A taxa de inscrição (R$ 39,49 para ACM e ACS, e R$ 25,77 para recenseador) poderá ser paga pela internet ou qualquer banco ou casa lotérica.
• As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas e serão aplicadas no dia 18 de abril para ACM e ACS, e no dia 25 de abril para recenseadores. Essa diferença de datas permite ao candidato participar dos dois processos seletivos.
• Para se inscrever o candidato deve acessar o site da CEBRASPE: https://www.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_AGENTE
• Os editais completos e mais informações encontram-se no site da CEBRASPE, onde também estão a Apostila de Estudos e o Código de Ética do IBGE.
• Simulador de remuneração do Recenseador no site do Censo 2021 https://censo2021.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativa-de-remuneracao.html