Barracão tem a oportunidade de participar de Indicação Geográfica da Erva-Mate

Barracão tem a oportunidade de participar de Indicação Geográfica - IG da Erva-Mate e trazer este importante Selo para o município, juntamente com outras localidades da região. Uma reunião foi realizada na Câmara de Vereadores para resgatar a história de Barracão no cultivo de erva-mate, com os produtores locais e do Parque de Espigão Alto, localidades grandes produtoras de mudas e folhas, por volta do ano de 1970.
A reunião ainda trouxe uma oferta de negócios para a população. Interessados no plantio de erva-mate ou outras espécies nativas, poderão participar de um Programa. Para mais informações sobre este Projeto, deverão procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em anexo a Prefeitura Municipal de Barracão.
Participaram da reunião a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo Grasielli, o Presidente do Conselho Municipal de Turismo, Élvio Jacobi, representando a Emater Idelvandro, o produtor de mudas do município, Willian Luktemeier e o sócio Claudir Al Luktemeier, o produtor de erva-mate, João Machado e Joseane Figueiredo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Participou também, o seu Chiquinho Pieri que trabalhou no Parque Estadual de Espigão Alto e pôde presenciar e auxiliar durante sua trajetória de 35 anos na produção de mudas de erva-mate para abastecer a região e também a Dona Terezinha, parceira de atividade na Rota do Passo do Pontão.
O Município comemora a possibilidade de conquistar esse selo, juntamente ao INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
O próximo passo será a conclusão das reuniões com os dez municípios, incluindo Barracão na Assembleia Geral da Apromate - Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho, que é grande fomentadora deste importante passo para a região, juntamente com a Emater e a Edna do Ministério da Agricultura.
Nesse momento turístico que o Município está vivendo, no princípio é importante aproveitar toda oportunidade que surge.
Toda ideia soma-se para os resultados e a consolidação do turismo no município gerando emprego e renda para a nossa população.
Barracão - Um Bom Lugar para Viver!