O Governo de Barracão promoveu, na sexta-feira (18 de julho), a 12ª Conferência Municipal de Saúde. O evento reuniu usuários, profissionais, gestores e prestadores de serviços do SUS para avaliar o atual Plano Municipal de Saúde e iniciar a construção participativa do plano 2026-2029.
A conferência contou com palestra de Volnei Jost que de forma simples e objetiva abordou temas importantes representando um importante espaço democrático de diálogo, onde são debatidas as necessidades da população e definidas diretrizes que irão orientar as ações em saúde no município pelos próximos quatro anos.
Entre as demandas discutidas, destacam-se a necessidade de maior integração entre secretarias, ampliação do uso de tecnologias como a telemedicina, reorganização de atendimento na UBS voltados ao fortalecimento das ações de prevenção e promoção à saúde, capacitação de conselheiros e criação de canais mais acessíveis para ouvir a população.
Ao final da conferência, foram eleitos os delegados e suplentes que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde, em Porto Alegre:
• Representantes dos usuários
Titular: Marizete Girardi
Suplente: Diogenes Antoniolli
• Representantes dos trabalhadores
Titular: Eliziane Bergamo Lenz
Suplente: Leda dos Santos Simioni
• Representantes do setor privado
Titular: Kaue Cipriani
Suplente: Marilise Rocha
“A conferência é um momento essencial de escuta e construção coletiva. É ouvindo a população e os profissionais que conseguimos planejar um SUS mais eficiente, humano e acessível para todos”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Marta Paz.