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Rede Municipal de Ensino de Barracão realiza o 1º Fórum de Alfabetização com foco em práticas e desafios da aprendizagemRede Municipal de Ensino de Barracão realiza o 1º Fórum de Alfabetização com foco em práticas e desafios da aprendizagem

11/11/2025 Assessoria de Comunicação

Na última terça-feira, dia 11 de novembro de 2025, a Rede Municipal de Ensino de Barracão promoveu o 1º Fórum de Alfabetização, com o tema “Caminhos e Desafios da Rede Municipal de Ensino de Barracão – RS”. O evento aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores, reunindo professores, gestores escolares, equipes pedagógicas e demais profissionais da educação em um importante espaço de diálogo sobre práticas e estratégias voltadas ao processo de alfabetização.

O Fórum foi realizado com o objetivo de fortalecer ações que garantam a aprendizagem significativa das crianças, promovendo a troca de experiências e a construção coletiva do Plano Municipal de Alfabetização. Ao longo do encontro, os participantes puderam conhecer projetos desenvolvidos nas escolas da rede e discutir metodologias que auxiliam no ensino da leitura e escrita.

A programação iniciou com credenciamento e acolhida cultural, seguida da apresentação do Plano Municipal de Alfabetização e do projeto “Letras que Transformam”. No turno da tarde, a professora Dra. Zoraia Aguiar Bittencourt, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), ministrou a palestra “Alfabetização na prática: caminhos possíveis para ensinar a ler e escrever com sentido”, que trouxe reflexões e orientações práticas aos educadores.

A secretária municipal de Educação, Marli Ferreira da Silva, destacou a importância do Fórum para o fortalecimento das práticas pedagógicas na rede municipal.

“Foi um momento muito rico de aprendizado e de partilha. Reunir nossos professores e equipes pedagógicas para discutir alfabetização é reafirmar nosso compromisso com a base da educação. Cada experiência trocada, cada reflexão feita aqui contribui para aprimorar o trabalho nas escolas e garantir que nossas crianças tenham uma aprendizagem significativa e de qualidade”, afirmou Marli.





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